A preservação das margens dos rios é a maior lição para evitar tragédias

Na cidade de Barreiros, na Zona da Mata, o professor Kiko Santos deu uma aula de geografia no Projeto Educação

PROJETO EDUCAÇÃO GLOBO NORDESTE - CLIQUE NO LINK ACIMA PARA VISUALIZAR O VÍDEO

 Enchentes em Pernambuco

Os rios brasileiros apresentam, principalmente, um regime pluvial, quando a variação anual do nível da água dos rios é causada pelas chuvas. O verão é o período de maior volume de água (cheias) dos rios brasileiros, quando a vazão de água dos rios são maiores.

Entretanto, os rios da porção oriental do nordeste, como por exemplo, o rio Capibaribe, o rio Una e o rio Ipojuca, o período de maior vazão (volume), ocorre no inverno, época de maior índice pluviométrico.

As chuvas mais intensas são decorrentes da ação das ondas de leste, sistema atmosférico quente e úmido, resultante da elevada temperatura no oceano atlântico, agravado no período por ventos intensos nos baixos níveis da atmosfera e chegada de uma frente fria que resultará na formação de chuvas frontais.

Várias foram as causas das enchentes ocorridas em cidades pernambucanas, como em Barreiros. Entre elas podemos identificar as construções irregulares feitas nas margens do rio Una e o desmatamentos ao longo de sua bacia, que intensificou a erosão e o deslocamento de sedimentos para o leito do rio.Isso provocou ou o assoriamento, diminuindo a profundidade e o leito de escoamento da água do rio.

Entre as causas, também estão as condições específicas da meteorologia, o índice pluviométrico acima do normal e o volume que atingiu entre 300 a 400 mm, bem acima do normal em todo mês de junho.

O solo encharcado, provocado por chuvas anteriores, dificultou uma maior infiltração da água das chuvas, que intensamente deslocaram-se para os rios.

A vazão normal do rio Una, nesta época do ano, fica em torno de 50 metros cúbicos de água por segundo. No auge da enchente a vazão atingiu em torno de mil metros cúbicos por segundo, o que explica a velocidade e poder de destruição da água do rio.

FONTE: PE360 GRAUS

Nenhum comentário: