ENEM 2011


O site do Enem 2011 é o site oficial do INEP, organizador do Exame Nacional do Ensino Médio, que pode ser acessado através do endereço http://enem.inep.gov.br. Os gabaritos das provas objetivas são divulgados na página do Inep até o segundo dia útil seguinte ao de realização das últimas provas. O Enem tem cinco notas diferentes, uma para cada área do conhecimento avaliada e uma para a redação. Não há diferenciação dos pesos. Nos processos seletivos, as instituições utilizem pesos diferenciados entre as áreas para classificar os candidatos, de acordo com os cursos oferecidos. O Resultado do Enem 2011 será divulgado da mesma forma que o Enem 2010 e em anos anteriores. O INEP possui um sistema de publicação próprio para os resultados do Enem em que o participante é prontamente informado sobre sua nota, basta acessar o Site do Enem 2011. Lembrando que o link do resultado do Enem 2011 ainda não está disponível para consulta devendo o estudante aguardar e acompanhar nossas atualizações para saber quando o mesmo será divulgado. Para ter acesso ao resultado, o estudante deve ter em mãos algumas informações, são elas:
  • Ter disponível o número de seu CPF e senha;
  • Possuir em mãos o número de inscrição número de inscrição do Enem e a senha, ou;
  • Informar seu nome completo, data de nascimento e Unidade da Federação.
Para consultar o resultado do Enem 2009 e o de anos anteriores, existem endereços na Web específicos no site do INEP, basta acessar os links abaixo. Na opção de consultar resultados de Enem anteriores, não há exigência de número de inscrição. Para saber o resultado do Enem 2010, 2009 e de anos anteriores, clique aqui.

É preciso concluir o Ensino Médio para prestar o Enem?

Se você possuir dezoito anos completos na data da realização do Exame, a resposta é não, uma vez que o Enem vale como certificado de conclusão do Ensino Médio.
Ademais, o Enem 2011 manterá a característica de ser um exame voluntário. Alunos concluintes do ensino médio e pessoas que terminaram este nível de ensino em anos anteriores, os chamados egressos, ainda poderão realizar a prova.
Novas dúvidas serão respondidas acerca do Enem, acompanhe e fique atento às atualizações diárias.

Ano passado muitos problemas foram registrados em virtude do incidente envolvendo a gráfica onde foram impressas as provas do Enem, por causar dúvidas quanto a reabertura das inscrições e do exíguo prazo de inscrição que chegou a ser divulgado.

Dica:
  • Tenha em mãos o seu CPF para fazer a inscrição para o Enem 2011!
Providencie seu CPF numa agência dos correios ou da Receita Federal. Sem CPF, atualmente, não é possível fazer Enem.

Valor da taxa de inscrição no Enem 2011?

Os Alunos concluintes do ensino médio em escolas públicas não pagam. Há casos de isenção que deverá ser solicitada no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/inscricao. O deferimento dos pedidos de isenção deverão ser acompanhados a partir de julho de 2011, no mesmo site referido anteriormente. Nas demais situações, o valor da taxa de inscrição atualmente é de R$ 35,00 – não deve haver alterações.

Todos os candidatos vão receber um Manual do Inscrito, contendo as informações gerais sobre o Enem 2011, as competências e habilidades a serem avaliadas, os critérios de avaliação de desempenho dos participantes nas provas, bem como o questionário socioeconômico, com folha de respostas própria. O Manual do Inscrito será enviado, via Correios, para o endereço indicado no ato da inscrição. O candidato inscrito no Enem 2011 deverá responder o questionário socioeconômico e entregar a folha de respostas no dia e local de realização das provas. O inscrito também irá receber um Cartão de Confirmação de Inscrição. Caso o candidato inscrito não receba o seu Cartão de Confirmação de Inscrição até setembro, deverá entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161 ou acessar a página http://enem.inep.gov.br/consulta.

Diferentemente de uma prova comum, a nota do Enem em cada área não representa simplesmente a proporção de questões que o estudante acertou na prova. Em cada uma das quatro áreas avaliadas, a média obtida depende, além do número de questões respondidas corretamente, também da dificuldade das questões que se erra e se acerta, e da consistência das respostas. Por isso, pessoas que acertam o mesmo número absoluto de itens podem obter médias de desempenho distintas.

Na escala construída para o Enem, dentro de cada uma das áreas avaliadas, a nota 500 representa a média obtida pelos concluintes do ensino médio que realizaram a prova (excluídos os egressos e treineiros). Portanto, quanto mais distante de 500 for a nota do estudante, para cima, maior o desempenho obtido em relação à média dos participantes. Mesmo raciocínio vale para desempenho menor que 500, que aponta desempenho pior em relação ao obtido pela média.

Os limites da escala, dentro de cada área, variam conforme o nível de dificuldade das questões da prova e o comportamento dos estudantes em cada questão. Portanto, o mínimo e máximo para cada área avaliada não são pré-fixados. Na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a análise TRI apontou que a menor média de proficiência observada foi 263,3. Esse número representa o início da escala para essa área, ou seja, o nível mais baixo de proficiência possível de mensuração pelas questões da prova. A maior proficiência foi 903,2.
  • Para Ciências Humanas e suas Tecnologias, as notas variam entre 300,0 e 887,0.
  • Para a área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, as médias ficam entre 224,3 e 835,6.
  • No caso de Matemática e suas Tecnologias, as notas vão de 345,9 a 985,1. 
A prova do Enem tem cinco notas: uma para cada área de conhecimento avaliada – Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática –, mais a média da redação. Para o cálculo das médias em cada uma das quatro áreas foi utilizada metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que busca medir o conhecimento a partir do comportamento observado em testes. No caso da redação, os critérios são os mesmos do Enem tradicional. Para distribuição das vagas no Sistema de Seleção Unificada, do Ministério da Educação, as instituições vão utilizar o conjunto de notas do Enem seguindo critérios específicos de agregação e peso.

  • Confira a lista das Universidades Federais que vão utilizar a nota do Enem em seus vestibulares em 2011.
Região Norte
1. Ufam (Universidade Federal do Amazonas): A nota do Enem será usada como fase única para preencher 50% das vagas. O exame também será utilizado para o preenchimento de vagas remanescentes.
2. Ufac (Universidade Federal do Acre): Utilizará o Enem a partir de 2009 para preencher as vagas remanescentes.
3. UFT (Universidade Federal do Tocantins): Utilizará o exame como fase única para preencher 25% das vagas, além das remanescentes.
4. Unir (Universidade Federal de Rondônia): A nota do Enem será usada como fase única para preencher 10% das vagas.
Região Nordeste
5. Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco): Adota o Enem como fase única e para vagas remanescentes.
6. UFBA (Universidade Federal da Bahia): Adota como fase única para os cursos da modalidade bacharelado interdisciplinar e o curso superior de tecnologia.
7. UFS (Universidade Federal de Sergipe): Vai utilizar o novo Enem para preenchimento de vagas remanescentes.
8. UFMA (Universidade Federal do Maranhão): Adota o Enem como fase única e para vagas remanescentes.
9. UFPI (Universidade Federal do Piauí): Adota como fase única para 50% das vagas e para preencher vagas remanescentes.
10. UFPE (Universidade Federal de Pernambuco): Adota o Enem como primeira fase.
11. UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco): Adota o Enem em fase única e para preenchimento de vagas remanescentes.
12. Ufersa (Universidade Federal Rural do Semi-Árido): Adota o Enem em fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes a partir de 2009.
13. UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia): O novo Enem será utilizado como fase única para 70% das vagas ofertadas e na composição da nota do aluno para os 30% de vagas restantes. As vagas remanescentes também serão preenchidas pelo Enem.
14. UFCG (Universidade Federal de Campina Grande): Utilizará o novo Enem para preenchimento de vagas remanescentes.
15. Ufal (Universidade Federal de Alagoas): Em 2009 vai usar o novo Enem para preencher vagas remanescentes. A partir de 2011, o exame vai substituir o vestibular.
Região Centro-Oeste
15. UFG (Universidade Federal de Goiás): Utilizará 40% da nota do Enem na primeira fase do vestibular. O exame também será usado para preencher vagas remanescentes.
16. UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso): Utilizará o Enem para seleção em fase única e para preencher vagas remanescentes.
17. UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul): Adota o Enem como primeira fase e para o preenchimento de vagas remanescentes.
18. UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados): Adota o Enem apenas para o preenchimento de vagas remanescentes. A partir de 2011, o exame será utilizado como fase única para preencher um percentual específico das vagas, ainda a ser definido.
Região Sudeste
19. UFABC (Universidade Federal do ABC): Adota o Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes.
20. Unifesp (Universidade Federal de São Paulo): Todos os cursos adotam o Enem pelo menos como primeira fase e para o preenchimento de vagas remanescentes.
21. UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri): O Enem será utilizado como fase única para preencher 50% das vagas do processo seletivo, além das vagas remanescentes.
22. UFV (Universidade Federal de Viçosa): O Enem vai compor 50% da nota do vestibular e será adotado como critério para preencher as vagas remanescentes.
23. UFF (Universidade Federal Fluminense): O Enem será utilizado para bonificação na nota final do processo seletivo e para preenchimento das vagas remanescentes. A universidade havia anunciado em outubro que deixaria de utilizar a nota do exame na primeira fase do processo seletivo devido ao adiamento do Enem, que seria aplicado nos dias 3 e 4 de outubro, mas foi remanejado para 5 e 6 de dezembro.
24. UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro): Adota como fase única e para o preenchimento das vagas remanescentes.
25. Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo): Aprovou o uso do Enem como primeira fase.
26. Unifal (Universidade Federal de Alfenas): Adota o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes.
27. Unifei (Universidade Federal de Itajubá): Adota o Enem como primeira fase.
28. UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora): O aluno poderá optar entre usar a nota do Enem na primeira fase ou fazer o vestibular tradicional.
29. Ufla (Universidade Federal de Lavras): O Enem será utilizado como fase única.
30. Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto): Já em 2009 vai adotar o Enem como primeira fase do vestibular.
31. UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rei): De 10% a 25% das vagas serão preenchidas pelo Enem, como fase única. O exame também será utlizado para preenchimento de vagas remanescentes.
32. Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro): Adota o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes.
33. UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro): Adota o Enem como primeira fase.
34. UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro): Vai utilizar o Enem para compor 50% da nota da prova de conhecimentos gerais e para preencher vagas remanescentes primeira fase do vestibular.
35. UFU (Universidade Federal de Uberlândia): O Enem substituirá a primeira fase do vestibular.
Região Sul
36. Furg (Universidade Federal do Rio Grande): O Enem vai compor 50% da nota do vestibular. Também será utilizado para preenchimento de vagas remanescentes.
37. UFPel (Universidade Federal de Pelotas): Adota o Enem em fase única e para as vagas remanescentes.
38. UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina): O Enem vai compor 20% da nota do candidato. O aluno poderá optar por utilizar ou não a nota do exame no processo seletivo.
39. UFPR (Universidade Federal do Paraná): A nota do processo seletivo será composta pela combinação do resultado do Enem (10%) e do vestibular tradicional (90%).
40. UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná): Adota o Enem em fase única.
41. UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre): Adota o Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes.
42. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul): A nota do Enem poderá ser considerada no resultado do vestibular. O aluno decidirá se o desempenho no Enem deve ser levado em conta ou não.
43. UFSCar (Universidade Federal de São Carlos): A nota final dos candidatos será composta 50% pelo Enem 2009 e 50% pelas provas realizadas pela UFSCar. 

O participante que não receber o questionário socioeconômico do Enem via Correios poderá respondê-lo até o dia 8 de outubro. O inscrito deverá imprimir o Cartão Resposta e preencher as questões com base nas perguntas presentes no Manual do Inscrito, informando ainda seus dados pessoais. Em seguida, o cartão com as resposta do questionário deverá ser enviado para o endereço indicado no cartão.
_________________________________________________________________________________________________
Além dos canais de informação via Internet, o atendimento telefônico ao cidadão será oferecido todos os dias, das 8h00 às 20h00 sem interrupção. Nos dias de prova, sábado e domingo, o atendimento será oferecido das 8h00 às 13h00. O inscrito que necessitar de ajuda pode entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161, ou pelo endereço faleconosco@inep.gov.br.