Canteiro de obras é cenário para aula de biologia

O desempenho dos trabalhadores da construção civil pode ser muito parecido com o trabalho de uma célula durante a fabricação de proteínas no organismo

PROJETO EDUCAÇÃO GLOBO NORDESTE - CLIQUE NO LINK ACIMA PARA VISUALIZAR O VÍDEO

Síntese protéica

As proteínas são moléculas fundamentais para a nossa vida. São de natureza protéica os anticorpos, que nos defendem; também são proteínas as enzimas, que aceleram as reações químicas em nossas células; cabelo é formado de proteínas, assim como as unhas; são proteínas: a insulina, que controla a taxa de açúcar em nosso sangue, a hemoglobina, que transporta oxigênio no sangue, a miosina, fundamental para a contração muscular e o movimento.

Cada proteína é um polímero de aminoácidos, ou seja, é formada por aminoácidos ligados – através de ligações peptídicas, as quais são realizadas pelo Ribossomo, único organóide celular existente em todas as células, das bactérias ao homem. Como o ribossomo consegue produzir milhares de proteínas diferentes? Como ele sabe quais aminoácidos conterá cada proteína? Como ele seleciona e ordena os aminoácidos?

Tudo começa no núcleo celular, onde estão os cromossomos, que contêm o DNA. Cada molécula de DNA possui duas cadeias, uma das quais é chamada de cadeia ativa. Por quê? Porque essa cadeia é capaz de Transcrever uma mensagem... como assim? Essa cadeia do DNA é capa de originar uma molécula, o RNAm, o qual sai do núcleo e vai para o citoplasma da célula, encontrar o Ribossomo.

Por que o nome de RNA mensageiro? Porque ele é formado por códons ou códigos, os quais, são constituídos por sequências de três bases nitrogenadas, suficiente informação para indicar um dado aminoácido. Desse modo, o RNAm contém Códons (AUG, UAC, GGA, GGG... etc) que indicarão os aminoácidos que deverão ser usados para produzir uma dada proteína.

Para fabricar a proteína, o ribossomo precisará de ajuda... dos RNAt ou RNA transportadores, moléculas especializadas em transportar aminoácidos que se encontram no citoplasma para os ribossomos, tomando o cuidado de conferir direitinho o seu anticódon (região especial do RNAt) com o correspondente códon do RNAm.

Facilitando a sua vida, podemos fazer a comparação da síntese de uma proteína com a construção de um prédio. Veja bem:
1. O DNA seria o arquiteto, que fará o projeto do prédio;
2. O projeto seria o RNAm, que contém as informações para a construção, devidamente codificadas (em códons);
3. O projeto arquitetônico (RNAm) é feito no escritório do arquiteto (no núcleo celular);
4. O projeto pronto e aprovado (o RNA passa por uma maturação antes de sair do núcleo) é enviado ao canteiro de obras (correspondente ao citoplasma da célula);
5. O Mestre-de-obras ou o Engenheiro (corresponde aos Ribossomos) fará a tradução dos códons, ou seja, interpretará o projeto (RNAm) para produzir o prédio (proteína);
6. O Engenheiro-Ribossomo, precisará de ajuda, dos funcionários de apoio, que vão “colocar a mão na massa”, transportando cada material para o seu local específico, de acordo com a interpretação da mensagem, feita pelo ribossomo. Nesse ponto da nossa analogia, os ajudantes seriam os RNA transportadores, capazes de conduzir os aminoácidos até os ribossomos.
 

FONTE: PE360 GRAUS 

Nenhum comentário: