Internet, 20 anos depois



Primeira página da web, em 6 de agosto de 1991
Não conseguimos mais viver sem ela e dentro da participação que tem no nosso cotidiano, nem fazemos ideia de quando surgiu. No último sábado, a primeira página publicada na web completou 20 anos. Esse primeiro site a ser divulgado foi desenvolvido pelo Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN) e foi colocado no ar em agosto de 1991.
O primeiro site colocado no ar por Tim Berners-Lee era simplório e tinha informações básicas sobre o protocolo www (ou World Wide Web), hoje algo que poucos lembram de utilizar ao digitar um endereço. Os visitantes tinha acesso a hipertextos, algo inovador para a época, detalhes para a criação de uma página e sobre como pesquisar na internet.
Lee propôs que a informação poderia ser facilmente compartilhada através de hiperlinks em computadores conectados. Ele imaginou um projeto que conectasse computadores dos físicos do CERN para troca de pesquisas e dados científicos. Nesse momento, a internet não tinha gráficos ou fotos.
A primeira imagem também foi enviada por Berners-Lee e só em 1993 foi anunciado que a web estava liberada para todos, mesmo fora da academia. No Brasil só chegou para o grande público em 1995, e ainda assim para poucas pessoas. Mas, o crescimento foi rápido. Quem não lembra da novela Explode Coração que usava a web como parte importante da trama? Como a maioria do acesso discado, os brasileiros acessavam sites através de provedores como BOL, UOL e ZIP.NET.
A popularização cresceu que ganhou colunas em programas de TV para falar sobre internet e até uma revista especializada, a Revista da Web, da editora Abril. Já em 1998, o Supremo Tribunal Federal divulgou resultados das eleições online pela primeira vez. Na web 2.0, o Brasil deslanchou sua vocação e ficou conhecido no mundo inteiro como um dos países que mais utilizam redes sociais.
Criado em 2004, o Orkut popularizou o conceito de redes sociais e tornou-se um sucesso no País, mesmo com sua debandada de usuários de outros países para novos sites, como o Friendster e o Facebook. Segundo o Comitê Gestor de Internet no Brasil, de cada 3 brasileiros, 1 tem acesso à internet.
Hoje, calcula-se que a rede mundial de computadores tenha mais de 80 milhões de sites. E segue mudando a forma como nos comunicamos e entendemos o mundo. E até promove revoluções da mesma maneira é acusada de ser um paraíso da procrastinação. Com mudanças tão rápidas, difícil imaginar como estará daqui a mais 20 anos.

FONTE: NE10

Nenhum comentário: