Com crescimento da população, falta de moradia e pobreza preocupam recifenses

O crescimento e a distribuição da população mundial


O assunto é de competência mundial, mas os reflexos preocupam principalmente a população das grandes cidades. Segundo relatório da ONU - Organização das Nações Unidas, divulgado nesta segunda-feira (1º), a população do mundo atingirá a marca dos 7 bilhões ainda este ano.
No dia 31 de outubro, em algum lugar da Índia, um parto marcará um ponto crítico na história do planeta: o mundo passará a ter 7 bilhões de habitantes | Ilustração: Erika Simona/NE10
 _________________________________________________________________________________
No dia 31 de outubro, em algum lugar da Índia, um parto marcará um ponto crítico na história do planeta: com esse nascimento, o mundo passará a ter 7 bilhões de habitantes. A projeção foi feita pela Organização das Nações Unidas (ONU) e, apesar de a data ser apenas uma estimativa e o país apenas uma probabilidade a realidade é que o ano terminará com um novo marco em termos demográficos que promete aprofundar os desafios sociais e ambientais.

A explosão da população mundial calculada pela ONU está sendo publicada nesta semana pela revista Science, em um estudo que mostra que avanços médicos, vacinas mais eficientes, proliferação do uso de antibióticos e um relativo avanço no acesso à saúde permitiram uma elevação na expectativa de vida nos países em desenvolvimento. Mas, ao mesmo tempo que isso ocorre, a taxa de natalidade desses países continua elevada.

A escolha da Índia para celebrar a marca não ocorre por acaso. O país de fato faz avanços na área médica. Mas, sem um controle populacional, passará a China em poucos anos em termos de população - hoje a Índia tem 1,2 bilhão de habitantes, e a China 1,3 bilhão. A ONU ainda está convencida de que, diante das taxas de natalidade dos países em desenvolvimento, são eles os responsáveis pela elevação da população mundial em 1 bilhão de pessoas em apenas 12 anos.

Segundo o estudo, a primeira vez que o planeta registrou 1 bilhão de pessoas foi em torno de 1800. Para chegar a 2 bilhões de pessoas, o mundo precisou de mais 125 anos. Mas, apenas nos últimos 50 anos, a população mundial passou de 3 bilhões para 7 bilhões.
_________________________________________________________________________________

A notícia, encarada com otimismo pelos cientistas - que enxergam aí o aumento da expecativa de vida nos países em desenvolvimento -, desperta uma preocupação nas pessoas com relação à qualidade de vida.

Para saber o que o recifense pensa a respeito do assunto, a reportagem do NE10 foi ao centro da cidade, saber da população qual a expectativa em relação à notícia. A maioria mostrou-se preocupada com habitação, pobreza e emprego. 

#METAS DO MILÊNIO - Ao analisar os maiores problemas mundiais, a ONU estabeleceu 8 Objetivos do Milênio, chamados ODM. No Brasil, a iniciativa é conhecida como 8 Jeitos de Mudar o Mundo.

Os oito ODMs são:
1. Acabar com a miséria
2. Educação básica de qualidade para todos
3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde das gestantes
6. Combater a Aids, malária e outras doenças
7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

FONTE: NE10

Nenhum comentário: