Professora Fernanda Bérgamo tira dúvidas de alunos sobre redação do Enem





A aula foi no quilômetro 12 da estrada de Aldeia; ela aconteceu em Camaragibe, na escola estadual de Referência Tito Pereira

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Tire dúvidas na hora de elaborar o texto

Uma das aulas de redação do Projeto Globo Educação foi gravada na Escola Tito Pereira, um espaço de referência da educação no Estado, na qual os alunos permanecem em horário integral. O ambiente da escola é maravilhoso, a direção e os professores atentos às necessidades dos alunos e os estudantes foram participativos e apresentaram perguntas bem elaboradas.

Eis algumas questões apresentadas pelos alunos:
1-    Se o tema for muito fácil, como usar tudo o que se sabe sobre o assunto na redação sem lotá-la de ideias?
2-    Posso usar frases de autores famosos para enriquecer minha redação?
3-    Posso usar letra de forma?
4-    Como minimizar o desconto da rasura?
5-    O uso de palavras rebuscadas valoriza ou não o texto?
6-    Posso fazer perguntas em minha redação?
7-    Posso usar a primeira pessoa do singular?
8-    Quais expressões devem ser evitadas na abertura do texto?
9-    O título é obrigatório?
10-    Qual a tendência de temas para as próximas provas de redação?

Tenho certeza que vocês também têm dúvidas parecidas. Vejam as respostas:
1-    Não use tudo o que sabe a não ser que você saiba pouco sobre o assunto. Dispense as informações mais óbvias, aquelas que a maioria vai utilizar. Seja seletivo para não produzir um texto com uma série de questões superficiais. Escolha duas ou três e as aprofunde.
2-    Usar citações é uma forma de enriquecer o seu texto, de mostrar que você lê, que tem bagagem cultural. Mas não use muitas. Citações são opiniões de outras pessoas. Em seu texto, você deverá priorizar as suas opiniões.
3-    Pode sim. Desde que você diferencie a maiúscula da minúscula, não há problema em usar letra de forma. O importante é sua letra ser legível. Não vale também mudar o tipo de letra durante o texto. Use a mesma desde o título até a última palavra da conclusão.
4-    Há um recurso que chamamos de band-aid. É só colocar a palavra ou expressão que você deseja eliminar entre parênteses e passar um traço simples sobre ela. Dessa forma, você evita a rasura e minimiza o desconto.
5-    Não, não valoriza de forma alguma. Palavras rebuscadas deixam o texto “pesado”, até antipático. Palavras simples são mais eficientes. Palavras pomposas dificilmente entram em harmonia com e restante do texto. É melhor evitá-las.
6-    De forma econômica e segura sim. Como? Faça perguntas que serão respondidas no desenvolvimento do texto. E nada de perguntas retóricas. Elas só servem para “encher linguiça”.
7-    Evite o uso da primeira pessoa do singular para não ser pessoal demais ou tender a uma emoção desnecessária. Modernamente a primeira pessoa do plural é bem-vinda. Ou use a clássica terceira pessoa.
8-    Clichês de abertura, como “Desde os primórdios da civilização que o homem...”, são terríveis. E só use “Atualmente, no Brasil...” se for mesmo necessário. A introdução eficiente é aquela que, sem rodeios, apresenta o tema e a tese a ser defendida.
9-    Ele faz parte de uma redação completa. A ausência dele significará algum desconto. Não se esqueça, portanto, do título de sua redação.
10-    Temas sociais atuais são os preferidos das bancas elaboradoras. Mais importante do que tentar adivinhar o tema é manter-se atualizado, lendo bons jornais, revistas de qualidade, acompanhando telejornais e permanecendo atento ao mundo à sua volta.
 

FONTE: PE360 GRAUS

Um comentário:

Marilene Martins disse...

Professora Fernanda Bérgamo,

O recurso "band aid" não se usa quando há rasuras, pois parênteses são utilizados quando se dá informação suplementar.

Em caso de rasura basta passar um traço simples, único traço, sobre a palavra, pontuação, expressão, parágrafo e prosseguir a escrita.

Essa orientação está presente nas provas elaboradas pelo Cespe, nas redações do Enem e demais bancas promotoras de concursos.