Medicina em Garanhuns é o curso mais concorrido do vestibular da UPE

O curso, oferecido pela primeira vez na cidade pela instituição, apresenta 54,25 candidatos por vaga; ao todo, inscreveram-se para o Vestibular 2011 37.510, recorde desde 2006

Em seu primeiro ano oferecido na cidade de Garanhuns, no Agreste, o curso de Medicina da UPE já desponta como o mais concorrido no Vestibular 2011, com 54,25 candidatos por vaga. O número foi divulgado nesta quinta-feira (23) pela instituição, que terá, ao todo, 37.510 candidatos disputando 2.864 vagas no vestibular regular e 716, no seriado.

O segundo curso mais concorrido é o de Direito, em Arcoverde, no Sertão, com 45,35 candidatos por vaga, seguido pelo de Medicina em Recife, com 37,47 por vaga. A quarta e a quinta posição são ocupadas, respectivamente, pelos cursos de Psicologia em Garanhuns (24,18 concorrentes por vaga) e Ciências Biológicas em Recife (22,60).

Apesar de Medicina em Garanhuns ser o mais concorrido, os dois cursos que possuem mais inscritos São Medicina e Administração no campus Recife.

Segundo Isabel Avelar (foto), pró-reitora de graduação e presidente da comissão do vestibular, este ano apresenta a menor discrepância da história da instituição entre número de candidatos inscritos no interior (17.634) e na capital (20.149), 46,29% e 53,71% do total, respectivamente. “Os alunos que residem no interior do Estado é quem realmente se inscreveu nesses cursos”, explicou Isabela.

As provas estão marcadas para os dias 28, 29 e 30 de novembro. Os candidatos irão concorrer a vagas distribuídas nos campi de Nazaré da Mata, Garanhuns, Petrolina, Recife, Caruaru, Salgueiro e Arcoverde.

ISENÇÃO
Este ano a instituição também bateu recorde de isenções na taxa de inscrição. O número saltou de cerca de dois mil no ano passado para mais de 11 mil este ano. A razão é que uma lei estadual prevê o não pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos por pessoas inscritas no programa do Governo Federal CadÚnico e que apresentam Número de Inscrição Social (NIS).

Nenhum comentário: