Conheça os vários processos industriais (o clássico, planificado, o tardio e o recente) e os tipos de indústria
PROJETO EDUCAÇÃO GLOBO NORDESTE - CLIQUE NO LINK ACIMA PARA VISUALIZAR O VÍDEO
Tipos de Industrialização
Origens
- Clássica: É aquela que surgiu na Inglaterrano século XVIII e na Europa, EUA e Japão na 2ª metade do século XIX.
- Planificada: É aquela que surgiu no século XX nos países socialistas.
- Tardia: É aquela que surgiu nos países subdesenvolvidos pós 2ª Guerra Mundial.
- Recente: Típica dos Tigres ou Dragões asiáticos no período pós 1970 com grandes investimentos japoneses e norte- americanos.
Tipos de indústria
- Indústria Pesada: Origens da industrialização clássica e planificada. Visa produzir produtos que servem para as indústrias leves (siderúrgica, metalúrgica, construção civil).
- Indústria Leve: Produtos que visam, em prioridade, o consumidor final (químico-farmacêutica, têxtil, bebida, calçado, cosméticos).
Indústria Brasileira Pós 2ª Guerra Mundial
• Consolida-se o modelo urbano industrial.
• Forte presença do capital externo.
• O governo Vargas constrói a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e a Petrobras.
• Durante o governo Vargas desenvolve-se uma política nacionalista.
• Durante o governo J.K. há o aumento da participação do capital externo devido à abertura de estradas, à construção de Brasília e a vinda da indústria automobilística.
Industrialização: da Ditadura aos dias de hoje
Os grandes projetos elaborados nesse período contribuíram para o aumento da nossa dívida externa, através do chamado "milagre brasileiro", que durou entre 1968 a 1973. Nesse processo de intensa industrialização aumentou-se o parque industrial brasileiro.
Em 1973 ocorreu a 1ª crise do petróleo com a elevação do preço do barril de petróleo, com isso, os juros cobrados em cima de nossas dívidas aumentaram, fazendo o Brasil pegar dinheiro emprestado com outros países favorecidos com a alta do petróleo.
Nos anos 90 do século XX, o fim do socialismo torna o mundo neoliberal, e com isto aumenta a participação do capital e de produtos externos na economia, e, conseqüentemente, a saída do Estado desta, daí a explicação pelo grande número de empresas privatizadas no Brasil hoje em dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário