Relacionamento social é tema da aula de Sociologia

O professor Fábio Medeiros explica a diferença entre contatos sociais primários e secundários

PROJETO EDUCAÇÃO GLOBO NORDESTE - CLIQUE NO LINK ACIMA PARA VISUALIZAR O VÍDEO

Sociabilidade e socialização

É a sociabilidade que capacita naturalmente o ser humano para a convivência em sociedade, desenvolvendo-se pelo meio da socialização.

É por meio da socialização que a espécie humana se integra entre si ao grupo em que nasceu, absorvendo o conjunto de hábitos, costumes e regras característicos de seu grupo. Nossa socialização acontece quando participamos da vida em sociedade, assimilando todas as suas principais características. Tendo por definição que quanto mais coerente for a socialização, mais sociável ele tenderá a ser. Com a constante evolução humana, a forma atual de sociabilidade absorve características diferentes da sociedade antes do século XXI.

O tribalismo é uma das formas de expressão dos novos tipos de sociabilidade. Exemplos de tribos são os punks, os surfistas, os skinheads, as torcidas organizadas de futebol, gangues da periferia urbana, ente outros. São as afinidades ou interesses momentâneos em comum que fazem com que se reúnam. São diversas as tribos que estão surgindo conforme a evolução da sociedade e as tecnologias do século XXI, uma das mais polêmicas é a das comunidades virtuais que habitam o ciberespaço, dando origem a um novo tipo de sociabilidade.

Enfim, tudo o que envolve a sociabilidade e a socialização depende da identificação e da predisposição de cada indivíduo, sendo da natureza humana a necessidade de estar e participar de um grupo social.

Contatos sociais
Os contatos sociais são os primeiros passos para qualquer associação humana, pois a convivência humana pressupõe uma variedade de formas de contato. É a base da vida social.

Podemos definir contatos sociais como as formas que os indivíduos estabelecem as relações sociais e as associações humanas. Uma conversa entre duas pessoas, um aperto de mão, um “bom-dia” ou uma consulta médica são exemplos de contatos sociais, que em função deles, irão surgir as relações sociais e os graus de intensidade dessas relações.

Evidentemente, as relações estabelecidas entre duas pessoas que se encontram em um lugar para conversar serão muito mais intensas do que aquelas resultantes da conversa entre um médico e um paciente em uma consulta médica. Portanto, existem diferentes tipos de contatos sociais.

Os contatos sociais primários se caracterizam por serem pessoais, diretos e com uma forte influência emotiva. Estes são os primeiros tipos de contatos que as pessoas estabelecem, originados das relações entre pais e filhos, irmãos, amigos, etc.

Os contatos sociais secundários se diferenciam dos primários pelo fato de serem calculados, racionais e sem influências emotivas. Quando alguém vai comprar pão, por exemplo, a pessoa já sabe que vai haver um vendedor ali e que terá que se comunicar com ele. Essa comunicação, extremamente racional, breve, calculada e sem nenhuma carga emocional é classificada como um contato social secundário.

Isolamento socialIsolamento social é caracterizado pela ausência dos contatos sociais (atitudes de ordem social e atitudes de ordem individual).

O isolamento social é um tipo de categoria sociológica que tenta estudar fenômenos onde grupos ou indivíduos são – voluntária ou obrigatoriamente – banidos do convívio com determinados grupos ou pessoas. Muitas vezes, esse tipo de fenômeno envolve a ação de grupos munidos de poder econômico e políticos interessados em evitar o contato com determinadas parcelas da sociedade, alegando “superioridade” em relação às demais.

Nesse quesito fica claro que o preconceito se torna um dado fundamental para que possamos compreender muitas das situações onde o chamado isolamento social ocorre. Um dos mais conhecidos exemplos desse tipo de situação aconteceu durante os anos em que Adolf Hitler liderou o Estado Nazista Alemão. Alegando a necessidade de manutenção de uma “raça pura” alemã, a raça ariana, e o expurgo dos “traidores e indolentes” judeus, o governo nazista isolou essa população nos campos de concentração.

Atualmente, a questão do isolamento social pode ser percebida nos projetos de ocupação e desenvolvimento dos espaços urbanos de diversas cidades. A população menos favorecida é forçada, principalmente mediante os fenômenos de especulação imobiliária, a morar em regiões onde o acesso e a infra-estrutura são bastante precários. Em contrapartida, regiões nobres da cidade são dotadas de toda uma gama de facilidades e benefícios provenientes da própria administração pública.

No aspecto individual, o fenômeno do isolamento pode acontecer por razões de ordem estrutural e psicológica. A falta de tempo e a expansão dos meios de comunicação são elementos que impelem o homem a restringir significativamente o contato direto com outras pessoas. Em outros casos, traumas pessoais ou a imposição de rígidos padrões de comportamento faz com que muitos se isolem por conta da frustrante sensação de não se conformar aos paradigmas da sociedade a qual pertencem.

As manifestações de isolamento social podem ter conseqüências nos mais diferenciados âmbitos. A exclusão individual pode fazer com que alguém se sinta acuado a ponto de atentar contra a própria vida ou realizar manifestações de violência gratuita com outras pessoas. Além disso, a exclusão de grandes contingentes pode proporcionar a ocorrência de revoluções, guerras civis ou movimentos que vão contra as imposições de algum tipo de isolamento social.

FONTE: PE 360 GRAUS

Nenhum comentário: