Professor fala sobre o fenômeno de branqueamento dos corais

Os arrecifes se desenvolvem em águas tropicais; no Brasil, cobrem uma área que vai do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro

Projeto Educação Globo Nordeste - Clique no Link acima para visualizar o Vídeo

Branqueamento dos recifes de corais: perda de biodiversidade

Uma das maiores ameaças aos recifes de corais é o chamado "branqueamento de corais", processo que leva à morte centenas de corais ao redor do mundo. O fenômeno ocorre quando a temperatura da água aumenta, devido a causas naturais provocadas pelo homem, como o aquecimento global.

Com o aquecimento da água, as microalgas que vivem em relação harmônica com os corais elevam sua taxa de fotossíntese e passam a produzir uma quantidade de oxigênio que é tóxica para os corais, que então as expulsam de seus tecidos. Como conseqüência, os corais se tornam quebradiços e esbranquiçados (daí o nome branqueamento) e acabam morrendo e desestruturando os recifes.

A fauna habitante dos corais também é ameaçada pela pesca excessiva e pela coleta de peixes ornamentais para aquários.

Outra ameaça ao habitat é a acidificação dos oceanos. O aumento do gás carbônico na atmosfera, devido à queima de combustíveis fósseis, entre outras causas, leva ao aumento da concentração desse gás dissolvido na água do mar. O gás carbônico reage com a água e forma um ácido que faz com que o pH dos oceanos diminua (fique mais ácido). A diminuição no pH prejudica a secreção de calcário pelos corais e algas, interferindo negativamente na formação dos recifes.

As ameaças aos recifes de coral vêm aumentando bastante nas últimas duas décadas. Assim, para que estes incríveis ambientes marinhos não desapareçam, são necessárias medidas de proteção e conservação, como a criação de áreas de proteção ambiental nas regiões onde os recifes ocorrem e a promoção de atividades pesqueiras sustentáveis. Além disso, são necessárias medidas gerais de proteção ao meio ambiente, como a redução na emissão de gás carbônico para o combate ao aquecimento global.

Fonte: Pe360 graus

Nenhum comentário: