Professor explica cuidados necessários para evitar doenças no período chuvoso

Leptospirose e dengue são doenças típicas; por conta das enchentes, o risco de contágio em Palmares é alto

PROETO EDUCAÇÃO GLOBO NORDESTE - CLIQUE NO LINK ACIMA PARA VISUALIZAR O VÍDEO

As inundações e as doenças

de: Fernandinho Beltrão
As inundações aumentam os riscos de aquisição de doenças infecciosas transmitidas de água contaminadade através contato ou  ingestão, como leptospirose, hepatite A, doenças diarreicas (Escherichia coli, Shigella, Salmonella) e, em menor grau,  febre tifóide e cólera. As chuvas, e não as inundações, podem também facilitar a ocorrência de dengue, uma vez que o acúmulo de água relativamente limpa em qualquer recipiente (vasos de plantas, latas, pneus velhos etc.) permite a proliferação do Aedes aegypti. O controle desse mosquito também é fundamental para manter as cidades livres da  febre amarela, doença que não é transmitida nos centros urbanos desde 1942.

A leptospirose é causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans, que é eliminada através da urina de animais, principalmente o rato de esgoto, e sobrevive no solo úmido e na água.  As inundações facilitam o contato da bactéria com seres humanos. A Leptospira interrogans pode penetrar no organismo através do contato da pele e de mucosas com a água e a lama das enchentes. A infecção também pode ocorrer por ingestão, uma vez que as inundações podem contaminar a água de uso doméstico e os alimentos. As manifestações, quando ocorrem, aparecem entre 2 e 30 dias após a infecção. As manifestações iniciais da leptospirose são clinicamente indistingüiveis das do dengue.

A hepatite A é causada por um vírus. A transmissão do vírus da hepatite A é fecal-oral, e pode ocorrer por meio da ingestão de água e alimentos contaminados ou diretamente de uma pessoa para outra. A infecção é muito comum onde o saneamento básico é deficiente ou não existe, mesmo sem a ocorrência de inundações.

O tétano é causado pela contaminação de ferimentos com o Clostridium tetani, uma bactéria  que é encontrada normalmente no ambiente (solo, esterco, superfície de objetos). Os transtornos causados pelas enchentes (remoção de entulhos e lama etc.) podem ser fatores facilitadores para ferimentos. A vacina deve, portanto, estar disponível nas Unidades de Saúde, onde o risco de tétano poderá ser corretamente avaliado.

A cólera é uma infecção intestinal aguda causada pelo Vibrio cholerae, que é uma bactéria capaz de produzir uma enterotoxina que causa diarréia. Pode ser adquirida pela ingestão de água ou alimentos contaminados pela bactéria. Em algumas pessoas (menos de 10% dos infectados) pode ocorrer diarréia aquosa profusa  de instalação súbita, potencialmente fatal, com evolução rápida (horas) para desidratação grave e diminuição acentuada da pressão sangüínea.

FONTE: PE360 GRAUS

Nenhum comentário: