Professor de geografia explica crise do petróleo de 1973

Estamos cercados pelos derivados de petróleo, por isso a alta do preço mexe tanto com o nosso bolso 

PROJETO EDUCAÇÃO GLOBO NORDESTE - CLIQUE NO LINK ACIMA PARA VISUALIZAR O VÍDEO

A crise do petróleo 1973

de: Vinícius Ribeiro
O petróleo é a base fundamental da economia dos países componentes da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus principais associados são do Oriente Médio.

Por ser um produto esgotável e seu consumo cada vez mais intenso no mundo, aliado a um preço irrisório no mercado internacional, tal organização eleva de maneira exacerbada o valor do barril (média de 150 litros de óleo cru). Não podemos esquecer que também muitos países que possuíam o produto optavam por comprar da Opep por ser mais barato do que produzir.

Principais conseqüências
A elevação do preço em níveis muito altos e constantes faz com que se gere uma crise não só econômica, mas também energética mundial obrigando vários países, inclusive o Brasil, a buscar petróleo não só no próprio território e também a fazer os "contratos de risco" (contratação de empresas extratoras estrangeiras para aumentar a produção interna).

No caso ainda brasileiro, em 1975, o governo militar implanta o programa nacional do álcool (Proálcool) para fazer frente à crise energética produzindo o etanol.

Vários países do mundo buscam também formas alternativas de energia (eólica, solar, maremotriz, nuclear) para diminuir a dependência do petróleo em si.

FONTE: PE360 GRAUS

Nenhum comentário: