PRINCIPAIS TEMAS PARA REDAÇÃO NOS VESTIBULARES 2012

Olá, Vestibulandos! Depois de um um longo período sem postar por aqui, devido a falta de tempo com a UFPE, voltarei a atualizar o Blog a partir dessas férias. Darei ênfase a resolução de questões de provas anteriores, principalmente provas da Universidade de Pernambuco (UPE) - que este ano está com mudanças no vestibular tradicional e avaliação seriada -, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Enem, focando em temas atuais que podem estar relacionados na Prova, tanto para questões quanto como tema da Redação. Desde já, boa sorte a todos e sucesso! ;) Em breve novidades!

Para começar BEM a treinar Redação e ter embasamento nos argumentos para CONVENCER o leitor, que é nosso principal objetivo, nós estudantes já sabemos: atualidades é matéria de vestibular. Para garantir um bom desempenho na prova, dedique algum tempo do dia à leitura de sites, jornais e revistas. Especialistas aconselham: “É inviável se dedicar igualmente a todas as notícias. Melhor e mais produtivo é ficar atento aos assuntos que mais provavelmente despertam a atenção dos examinadores.” Confira quais são eles:
 
1- Terremoto no Japão
A tragédia é presença garantida nos vestibulares. O tremor de 9 graus na escala Richter e o consequente tsunami que arrasaram a costa nordeste do país, causando a mais grave crise nuclear desde o desastre de Chernobyl, há 25 anos, abrange vários assuntos: da química à história, passando pela biologia, física e geografia. É, assim, um prato cheio para questões interdisciplinares. Entre outras abordagens, o tema pode suscitar a discussão sobre energia nuclear. É bom estar preparado para responder perguntas sobre radiação, impactos ambientais e dependência energética. O assunto pode estimular também temas de redação.
2- Censo demográfico
No primeiro censo, o de 1872, o Brasil tinha 9,93 milhões de habitantes. A economia era agrícola e movida a mão de obra escrava. No censo mais recente, realizado em 2010 e divulgado no começo deste ano, descobre-se que a população se multiplicou por vinte, chegando a 190.755.799 habitantes. A economia se diversificou e a riqueza nacional cresceu cem vezes. Dados como esses costumam chamar a atenção dos examinadores. Eles abrem a oportunidade para a discussão de temas como urbanização e janela demográfica – ambos podem aparecer também como tema de redação. Atenção para a presença de gráficos e tabelas.
3- Revoltas no mundo islâmico
A onda de protestos que varreu do poder o tunisiano Zine El Abidine Ben Ali e o egípcio Hosni Mubarak alcança o norte da África e diversos países do Oriente Médio. A agitação em países como Síria e Líbia deve motivar questões conceituais sobre a região. Em história ou geografia, perguntas sobre democracia, cultura islâmica e religião podem aparecer nas provas. O ditador líbio Muammar Kadafi deve ficar de fora dos exames, mas os movimentos recentes servem de pretexto para a discussão sobre a região.
4- Conquistas femininas no Brasil
Pela primeira vez em sua história, o Brasil é presidido por uma mulher: a mineira Dilma Vana Rousseff. A eleição deve ganhar pouco destaque nos vestibulares. Mas é preciso ficar atento: é possível que o assunto seja abordado a partir do ponto de vista das conquistas da mulher na sociedade brasileira.
5- Morte de Osama bin Laden
"A justiça foi feita". Foi assim que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a morte do homem mais procurado do planeta, o terrorista mais famoso da história e mandante do maior atentado já executado no mundo: o 11 de Setembro. Bin Laden foi morto em uma operação militar realizada nos arredores de Islamabad, capital do Paquistão. O episódio traz à tona discussões sobre o terrorismo como ferramenta política, além de suscitar discussões sobre Guerra Fria e Guerra do Golfo.
6- Código Florestal
É pouco provável que o assunto apareça nas provas de vestibular de meio de ano. Contudo, como meio ambiente é um tema recorrente nos exames, é prudente estar atualizado sobre a questão. Além de dividir opiniões de ruralistas e ambientalistas, o assunto não é consensual nem dentro do próprio governo e permanece nebuloso para a sociedade civil.

4 comentários:

SARA LIMA disse...

legal esses temas abordados

Danilson disse...

Muito obrigado pela a dica add seu blogger na minha pagina de favorito vlw

Thays Gomes disse...

Interessante esses tema de redações, mais acho que talves nenhum deles caiam nos vest e enem, sempre que tem grandes atualidades eles colocam temas que nunca imaginariamos que iria cair na hora da prova, mais os temas são interessantes.
O mensalão também é um importante tema que esta na atualidade que 'pode' cair em alguns vestibulares e concursos.

Unknown disse...

No cursinho da faculdade UEG, aqui de Anápolis, pegamos um tema muito complicado: Fobias sociais!
Nossa, todo mundo estava com problemas para elaborar a dissertação.